top of page
4.png

Tóxico: O agro é tudo?

JUL 2019 

Abrindo o box

Agrotóxicos. A nomenclatura popular atribuída a esses químicos já entrega, logo de cara, ao que eles vieram. Não atoa, os "defensivos agrícolas" vem para estabelecer o desuso do termo mais assustador e apaziguar os sentimentos de medo gerados quando se pronuncia a palavra que começa com o que comemos e termina com um alerta de perigo. A tentativa de tornar mais brando esse perigo é, literalmente, da boca pra fora. Viemos neste mês debater a utilização desses químicos em nossos gêneros agrícolas, perpassando pelas esferas politico-sociais, ambientais, da saúde pública e do capital. 

ICONE - artigo.png

Pra iniciar nossa seleção, indicamos o artigo publicado pelo Jornal Poder Popular na edição de Junho/Julho deste ano (2019)

"O Brasil ocupa hoje a posição de maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Nesse ranking não há nada a ser comemorado. Somos responsáveis pelo consumo de 18%, ou seja, quase 1/5 de todo agrotóxico comercializado mundialmente. Em 1990 o Brasil consumia 3% dos agrotóxicos no mundo, ou seja, houve um aumento de 9 vezes nesse consumo. Entre 2000 e 2014, o país saltou de um consumo de cerca de 170 mil toneladas de agrotóxicos para 500 mil toneladas, um aumento de 135%. Do total consumido, 52% são utilizados no cultivo da soja..."

ICONE - video.png

O Custo Humano

dos Agrotóxicos

O Documentário curta-metragem do fotógrafo Argentino Pablo Ernesto Piovano mostra, em poucos minutos, a devastação causada em quem convive diretamente com a pulverização de agrotóxicos no campo. 

ICONE - video.png

O uso inseguro

dos Agrotóxicos

Os manuais de “uso seguro” foram criados pelas indústrias que fabricam os agrotóxicos e são usados para culpar os agricultores pelas intoxicações e problemas de saúde causados por estes produtos. Desta forma, as empresas fogem da responsabilidade pela produção e venda de produtos tão perigosos. 

ICONE - video.png

O veneno está

na mesa 2

Após impactar o Brasil mostrando as perversas consequências do uso de agrotóxicos em O Veneno está na Mesa, o diretor Sílvio Tendler apresenta no segundo filme uma nova perspectiva. O Veneno Está Na Mesa 2 atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública.

ICONE - musica.png

CHICO CÉZAR

Reis do Agronegócio

  Ouça no Spotify:  

cartaz-lancamento-livro.jpg
ICONE - livro.png

Agrotóxicos no Brasil - Um guia para ação em defesa da vida

O livro apresenta informações importantes sobre legislação, programas de monitoramento de resíduos em alimentos, formas de identificar, encaminhar, notificar e prevenir casos de intoxicação, entre outras, abordando melhorias dos mecanismos de controle e de resistência a este modelo de agricultura que envenena os campos, as cidades, a água, o ar e as pessoas.

ICONE - aspas.png

Devemos expandir nossos horizontes quanto as formas de se produzir alimento no Brasil e no mundo e assim desmistificar o senso comum de que o uso de "defensivos agrícolas" é a única saída para se ter uma boa produção, em larga escala, que atenda as nossas necessidades alimentares. Mais do que isso, devemos nos questionar se mesmo não sendo a única saída para se produzir alimento, a utilização de agrotóxicos é sequer viável, tendo em contrapartida os inúmeros danos causados ao meio ambiente e a nossa saúde. 

Obrigado por acompanhar esse box!

RECOMENDAÇÕES

2.png

OUT2019 

Mulheres
na ciência
4.png

JUL 2019 

Tóxico:
O agro é tudo?
3.png

JUN 2019 

Evolução, eu escolho você!
bottom of page